segunda-feira, 12 de julho de 2010

Cufa realiza, neste dia 13 de julho, a II Edição do Dia Mundial do Rock

Rhendra Nadyer, cantora que faz parte do Coletivo de Música da Cufa Itapuã

Amanhã, 13 de Julho, o Dia Mundial do Rock vai ser comemorado também em Salvador, em evento com entrada franca que acontece na Casa da Música, das 14h às 22h. O evento, que já está na sua segunda edição, é uma realização da CUFA Itapuã.

Na parte da tarde, a partir das 14h, acontece o bate papo musicado com o tema "O ROCK PODE MUDAR O MUNDO? – a música como instrumento de transformação social". O debate conta com a participação de Amadeu Alves (Casa da Música), Danillo Bitencourt ( CUFA Itapuã), Analu Franca (CUFA Itapuã), Cassia Cardoso (Fora do Eixo), Cleber Silva (Clube do Rock), Fabio Shiva (Mensageiros do Vento), Fabricio Barretto (Mensageiros do Vento), Fernando Mariano (MIC) e João Ninguém (UCSAL).

Em seguida é a vez de André Mesquita apresentar o seu trabalho sobre a espiritualidade nas letras de Raul Seixas, com direito a muitas canções de Raulzito. E a partir das 18h começam os shows das bandas Antonio Sem Medo, Chakra, Rhendra Nadyer e Trilho. Haverá também uma exposição com obras dos artistas plásticos Yago Avelar (graffite), Rebeca Barros (bijouterias em pet), Jorge Mutação (arte em sucata) e Geane Guimarães (artesanato).

O lado social da festa fica por conta das inscrições para o serviço voluntário. Ao invés da tradicional doação de um quilo de alimento, as pessoas serão convidadas a doarem de si mesmas, através da inscrição para serviço voluntário em projetos sociais da CUFA Itapuã, tais como a gincana ecológica de limpeza nas dunas do Abaeté que acontecerá no dia 25 de julho, das 8h às 13h.

Dia Mundial do Rock

Em 13 de julho de 1985, Bob Geldof organizou o Live Aid, um show simultâneo em Londres na Inglaterra e na Filadélfia nos Estados Unidos. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia e contou com a presença de artistas como Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, U2, Paul McCartney, Phil Collins, Eric Clapton e Black Sabbath. Foi transimtido ao vivo pela BBC para diversos países e abriu os olhos do mundo para a miséria no continente africano. Desde então o dia 13 de julho passou a ser conhecido como Dia Mundial do Rock.

Essa data evoca bem mais que uma pura celebração musical. Ela simboliza a força que as pessoas têm quando se unem para fazer o bem, para ajudar outras pessoas. O Dia Mundial do Rock é, sobretudo uma data que celebra a fraternidade e a conscientização.

Relembrando a I Edição

Inspirada nesses ideais, a CUFA Itapuã realizou em 13 de julho de 2009 a primeira edição do Dia Mundial do Rock em Salvador. Uma celebração da cultura e da diversidade para os jovens soteropolitanos, em plena praça Dorival Caymmi, em Itapuã. A iniciativa pioneira na Bahia foi coroada de êxito, com maciça participação do público e excelente cobertura da imprensa.

Para 2010, a proposta é levar esses ideais ainda mais altos, reforçando o papel social da música e estimulando a participação voluntária em atividades de conscientização ambiental. O espaço para a realização do evento não poderia ser mais propício: a Casa da Música no Parque Metropolitano do Abaeté.

Texto: Fábio Shiva (Cufa Itapuã-BA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário