segunda-feira, 19 de julho de 2010

Coletivo de Música Cufa Itapuã participa do Festival LadoBA


Como muitos sabem, durante dois meses, a Central Única das Favelas de Itapuã participou de atividades formativas e mostras de conteúdo promovidas pela primeira etapa do Projeto Rede Motiva. Agora é a vez da segunda etapa, os festivais integrados ao Programa Conexão Vivo. A estréia do circuito é neste sábado (24), com o Festival Lado BA.
Para este Festival, foram inscritos 26 artistas e/ou grupos. Destes, 04 foram escolhidos para apresentarem seus trabalhos musicais; sendo dois artistas/grupos participantes das atividades ocorridas no Centro (Eletrocooperativa), entre os dias 31/05 e 4/06, e dois dos presentesà Semana de Integração em Itapuâ (Casa da Música), entre os dias 14 e 19/06. Entre os selecionados, dois compõem o Coletivo de Música da Cufa Itapuã: Amadeu Alves e Grupo Botequim.
Os shows do Lado BA serão gratuitos e vão acontecer de forma alternada em duas praças do Pelourinho: Tereza Batista e Pedro Archanjo, com início previsto para as 19horas.
A Cufa Itapuã, além de música, irá apresentar os trabalhos artesanais de seus integrantes: arte em pet com Jorge Mutação e Ecojóias com Rebeca Barros.

A escolha
O Círculo, Subaquatico, Grupo Botequim e Amadeu Alves. Os suplentes são, por ordem de classificação, Sertanilha (Centro) e Marola Z6 (Itapuã) e Pirigulino Babilake (Centro) e Mantoeletro (Itapuã). Os critérios de seleção obedeceram a alguns pré-requisitos, entre eles o de os grupos terem participado das Semanas de Integração, presencialmente ou através de representação (produtor, coletivo ou entidade). Os shows vão contar ainda com dois convidados de peso, o catarinense crescido em Maceió WADO e a banda Radiola.
Novos Festivais
Além do FESTIVAL LADO BA, organizado pela rede de Salvador durante os laboratórios temáticos e criativos do REDE MOTIVA, os festivais de Vitória da Conquista, Juazeiro e Ilhéus também estão sendo articulados pelas redes locais implantadas pelo projeto e irão ocorrer respectivamente nos dias 31/07, 15/08 e 21/08.
Coletivo de Música Cufa Itapuã
O Coletivo de Música Cufa Itapuã é um novo momento da entidade em que a mesma começa a assumir a produção das bandas que se inscreverem nesse coletivo. Já temos a participação de 7 bandas, incluindo apresentações solo. A maioria delas é formada por pessoas que atuam, direta ou indiretamente, na cultura musical do bairro de Itapuã.
Para o Festival Lado BA, a Cufa Itapuã chega com Amadeu Alves e o Grupo Botequim.

Compositor e instrumentista baiano, Amadeu Alves vem trilhando um caminho marcado pelo contato com diversas manifestações culturais, refletindo essa experiência na bagagem que traz consigo. Sua carreira teve inicio em 1981, ainda na adolescência, quando junto a outros jovens do bairro de Itapuã, lugar onde nasceu, formou o Grupo Suporte, no qual atuou até o ano de 1987 tocando em bares, teatros, congressos, festivais, praças públicas e trios elétricos. Entre os anos de 1987 e 1994 continuou se relacionando com a música de uma maneira que o seu trabalho de composições instrumentais se revelou numa carreira solo.


O Grupo Botequim é fundado pelo sambista e compositor Pedrão, fruto de uma vivência de mais de 20 anos no universo do samba. O Botequim tem se destacado na cena musical de Salvador por realizar um trabalho de valorização do samba tradicional brasileiro, através das rodas de samba que realiza pelos "botequins" da cidade, e de shows em homenagens a grandes sambistas como "Tributo à Batatinha", realizado na Praça Tereza Batista em 2009, vencedor do Edital da Fundação Cultural do Estado da Bahia e o show "Cartola no Botequim", realizado no Teatro XIV no Pelourinho em 2010.




Nenhum comentário:

Postar um comentário