segunda-feira, 26 de julho de 2010

Cufa Itapuã enche de Jazz as noites do Pelourinho!

Quem conhece a Bahia, com certeza já passeou pelas ruas do Pelourinho. A tradicional arquitetura do espaço confunde-se com a beleza de seu povo e a delícia de suas iguarias. E há os que digam que, no meio da beleza e da culinária, a Bahia é a terra da música que acolhe e faz florescer a diversidade.

Pensando nesse celeiro músico-cultural, a Central Única das Favelas - Cufa Itapuã (BA) traz para as noites das últimas quintas dos meses de junho a novembro o Projeto Jazz no Pelô. As atividades, como informa Analu Franca, coordenadora da Cufa Itapuã(BA) e produtora do Projeto, "no solo baiano não poderiam faltar ilustres músicos que se dedicam a música instrumental, ao JAZZ, estilo sofisticado e nobre que propicia o ápice da desenvoltura técnica e da inovação na música".

São contemporâneos deste estilo, na Bahia, os mestres Dom Lula Nascimento, Ivan Huol, Luizinho Assis, Jurandir Santana, Maestro Zeca Freitas, Mou Brasil, Ivan Bastos, Lettieres Leite, dentre outros tantos ilustres baianos, empenham-se em preservar e difundir o estilo pelo Brasil e internacionalmente.

A próxima apresentação do Projeto acontece na próxima quinta (29), das 20h às 23h, na Praça Pedro Arcanjo, no Pelourinho, e conta com o virtuoso baixista Luciano Calazans & Ufonia. O show de abertura fica por conta da promissora banda Terno de Ás, dos alunos da UFBA.

A entrada é franca e faz parte das atividades desenvolvidas pelo Pelourinho Cultural, via incentivo da Fundação Cultural da Bahia.


O projeto e sua idealização

O grande êxito do conhecido Projeto Jam Session no MAM pode ser visto como medidor de público, comprovando que a boa música instrumental é aceita. Contudo, nota-se a necessidade de mais espaços para apresentações desse estilo, não só dos veteranos, mas também de talentosos iniciantes e tantos outros autodidatas apaixonados pela boa música. Assim como é igualmente importante trazer para a capital baiana, artistas e bandas em destaque desse estilo em outros estados. Na pré-estréia do Projeto, em junho, houve com a apresentação do inusitado artista paraibano Babibak Bah, com o show Enxadário.

Com o Jazz no Pelô, idealizado pela Cufa Itapuã (BA), que faz parte RMBa (Rede Música Bahia), Rede Motiva Itapuã e IMA (Independência Musical Associada), as quais são formadas por parceiros atuantes no cenário musical do País, a citar Rede Fora do Eixo e MIC, a entidade espera atrair um público diversificado para as noites de música instrumental e jazzísticas no Pelô.

Mais informações podem ser obtidas com Analu Franca pelo telefone (71)8830.7528 ou pelo email analufranca@yahoo.com.br

Um comentário: