terça-feira, 4 de agosto de 2009

Lua cheia, cinema e Batatinha!

Do som de uma caixinha à musicalidade de uma cultura!

Sob o encanto de uma noite de lua cheia, a Central Única das Favelas propõe um passeio na cultura do samba baiano. Com a idéia do cinema em plena rua, a Cufa Itapuã traz para os moradores do bairro a exibição do documentário “O samba oculto da Bahia”, do sambista Batatinha, expoente da cultura musical de nosso Estado. A atividade será realizada nesta quinta-feira, 06 de agosto, a partir das 19h, na Rua Xangô, nº277, Dezessete/Itapuã.

A iniciativa, que faz parte das ações culturais da Cufa Itapuã (entidade atuante no bairro desde 2008), é um projeto-piloto em que propõe a exibição de documentários brasileiros e baianos para a população do bairro. O Cine Rua é a revelação de que, nas ruas e nas noites de Itapuã, há espaço para luas e para nosso cinema...

Samba oculto da Bahia

Samba oculto da Bahia é um vídeo-documentário sobre o sambista e compositor Oscar da Penha, mais conhecido por Batatinha. Dirigido por Pedro Abib, professor da UFBA e cineasta, a narrativa inicia-se com três jovens universitários – personagens fictícios do documentário - que têm como tarefa, realizar um documentário sobre um personagem da música baiana, de quem eles jamais ouviram falar: Batatinha, um dos maiores sambistas da Bahia, falecido em Salvador, aos 72 anos, ainda sem o devido reconhecimento pela sua obra, apesar de ter sido gravado por Maria Bethânia, Caetano Veloso, Nara Leão, Jair Rodrigues, Jamelão, Moraes Moreira, entre outros.


Texto: Danillo Bitencourt (jornalista DRT-BA 2345)

Nenhum comentário:

Postar um comentário