segunda-feira, 8 de junho de 2009

Cufa Itapuã leva rock e educação ao bairro!


Banda Mensageiros do Vento

Depois do sucesso da 1ª Edição do Rockstória do Brasil, a Cufa Itapuã repete a dose para a comunidade do bairro e regiões circunvizinhas com novos shows educativos sobre a história do rock brasileiro. A 2ª edição do projeto ocorre nos dias 10 e 17 de junho, a partir das 18h30, na Casa da Música, localizada no Parque Metropolitano da Lagoa de Abaeté.
Nesta quarta-feira, 10 de junho, a banda Mensageiros do Vento (idealizadora do Projeto), convidou dois nomes do rock baiano para dividir a cena: Banda Cascadura e Banda Batrakia, esta é formada por jovens da comunidade de Itapuã e que promete surpresas na apresentação. Ambas estarão participando desse projeto que constitue uma ação social de entretenimento e educação à população de Itapuã e de toda Salvador. Para tanto, nas apresentações as pessoas podem doar livros e alimentos, os quais serão disponibilizados às comunidades em que a Central Única das Favelas de Itapuã tem projetos articulados.
O projeto, que mistura sons e vídeos, de forma sincronizada, apresenta as referências do rock desde o seu nascimento aqui no Brasil. A escolha da produção de um espetáculo em que diverte e educa ao mesmo tempo, reverencia uma cultura jovem que se tornou a matriz da revolução cultural no sentido mais amplo de uma revolução nos modos e costumes, nos meios de gozar o lazer e nas artes comerciais, que formavam cada vez mais a atmosfera respirada por homens e mulheres urbanos.
“Toda a parte rítmica e percussiva da banda é gerada por computador, juntamente com samplers e efeitos sonoros diversos. A sonoridade digital é criativamente aliada à vibração elétrica das guitarras e serve como elo de ligação entre o som da banda e o trabalho de edição de imagens no vídeo”, informa Fabrício Barretto, vocalista dos Mensageiros do Vento.


Conheça as bandas que estarão no dia 10!


A banda de rock Cascadura reflete uma das mais respeitadas trajetórias dentro da música que se faz na Bahia. Formada em 1992, acumula em seu currículo quatro discos, participações em grandes festivais nacionais (como o Abril pro Rock, Goiânia Noise, Porão do Rock e Festival de Verão de Salvador), inserções em programas de destacada relevância na mídia (como Programa do Jô, da Rede Globo; Metrópolis e Bem Brasil, da TV Cultura; Jornal da MTV, RockGol 2007 e VMB 2008, da MTV) e a admiração de crítica e público Brasil afora. Com o respaldo de ser freqüentemente indicada como um dos principais nomes do rock brasileiro, o Cascadura alcança os dezesseis anos de estrada celebrando a marca de 10 mil cópias vendidas do seu mais recente trabalho, o álbum Bogary (2006, Revista Outracoisa).

A Batrákia é uma banda de proposta Hard n.. Heavy que através do resgate de grupos que já fizeram história no heavy metal mundial, adquire suas influências, ao passo que toca covers conhecidos de bandas como Skid Row, Guns N.. Roses e Mötley Crüe. Trazendo consigo dessa maneira, uma forma muito peculiar de composição bem relacionada ao Hard Rock, em uma vertente bem atual. A banda foi formada em Janeiro/2008, tendo o seu primeiro show realizado no dia 18/04/2008, no evento Sexta Alcóolica, no Clube de Engenharia.


Texto: Danillo Bitencourt (jornalista DRT BA 2345)

Nenhum comentário:

Postar um comentário