domingo, 31 de maio de 2009

Qualidade de Vida no Ação Global!

Há milhares de anos, pessoas utilizavam parte de seu tempo para se aprofundar no conhecimento sobre as forças sagradas e místicas da vida. Essa técnica milenar, atualmente conhecida como meditação, foi o que a Central Única das Favelas de Itapuã (BA) levou aos visitantes do Projeto Ação Global, uma parceria do SESI, FIEB e Rede Globo, ocorrido no dia 30 de maio, das 8h às 17h, no Parque de Exposições de Salvador.


A opção da Cufa Itapuã em levar oficina de meditação a um evento popular é incentivar as pessoas a olhar para dentro de si mesmas. A ampla maioria das pessoas tem séria dificuldade de fazer silêncio. Sempre está no meio de algum barulho. E todo este barulho em que está envolvida faz com que a pessoa mantenha sua mente sempre dispersa e assim se deixe levar pelas situações, continuando naquele padrão de simplesmente seguir a direção do que lhe dizem ser o que deve ser, de fazer o que tem que fazer.

Para o guru Fábio Shiva, responsável pela técnica, “o exercício da meditação nos ajuda a nos desligar pouco a pouco do mundo do lado de fora de nós. Através do exercício de prestar atenção em nós mesmos desenvolvemos o discernimento e a coragem. E, neste sentido, a meditação é um poderoso instrumento para o desenvolvimento da autoconsciência. Pois é com o exercício da meditação que aprendemos a desenvolver a concentração: aprendemos a nos desligar do mundo do lado de fora e a nos atermos ao que acontece dentro de nós”, conclui.


O estande da Cufa teve a participação de 88 pessoas que aprenderam, individualmente, o exercício da meditação. Técnicas de respiração, ensino do mantra do nome de cada um, foram algumas das atividades realizadas. A Oficina de Meditação faz parte do Projeto Oficinas de Aprendizagem da Cufa Itapuã que leva por meio de aulas teóricas e práticas ensinamentos às crianças e adolescentes de Nova Brasília.


Texto: Danillo Bitencourt (jornalista DRT BA 2345)

Nenhum comentário:

Postar um comentário