domingo, 17 de maio de 2009

Cufa Itapuã promove festival educativo de rock!


Já pensou em conhecer a história do Brasil por meio de um estilo musical? Pois bem, essa é a proposta do Projeto Rockstória do Brasil, uma idealização da banda itapuanzeira Mensageiros do Vento em parceria com a Central Única das Favelas de Itapuã e a Fundação Cultural do Estado da Bahia, por meio da Casa da Música. O lançamento e abertura do projeto estão definidos para quarta-feira, 20 de maio, a partir das 18h30, na Casa da Música, localizada no Parque Metropolitano do Abaeté e contará com a participação de Robertinho Barreto, guitarrista da banda Lampirônicos.

A escolha de um espetáculo histórico brasileiro, por meio da música, e esta ser o rock, vem da perspectiva que além de global, é da natureza do rock agrupar características locais através de uma fluidez. A partir dos conturbados anos 60, o rock implica uma cultura jovem que se tornou a matriz da revolução cultural no sentido mais amplo de uma revolução nos modos e costumes, nos meios de gozar o lazer e nas artes comerciais, que formavam cada vez mais a atmosfera respirada por homens e mulheres urbanos.

Musicalmente, o show é um verdadeiro passeio pelos maiores clássicos do rock brasileiro. Desde os tempos ingênuos de Celly Campello e da Jovem Guarda até a revolução estética do Tropicalismo. Das canções de protesto dos anos 70 à explosão de bandas na década de 80. E finalmente as novas tendências e fusões que começaram a surgir a partir da última década do século e acompanharam a virada do milênio.

Todas as apresentações constituem uma ação social de entretenimento e educação à população de Itapuã e de toda Salvador. Para tanto, nas apresentações as pessoas podem doar livros e alimentos, os quais serão disponibilizados às comunidades em que a Central Única das Favelas de Itapuã tem projetos articulados.

O projeto acontecerá dias 20 e 27 de maio e dias 10 e 17 de junho, sempre às 18h30, na Casa da Música. Participe deste um espetáculo para ver e ouvir, aprender e se divertir!
Texto: Danillo Bitencourt (jornalista DRT BA 2345)

Nenhum comentário:

Postar um comentário