quinta-feira, 21 de maio de 2009

Rockstória do Brasil é lançado em Itapuã!


Dia 20 de maio, a Central Única das Favelas de Itapuã lançou o projeto Rockstória do Brasil, uma maneira de contar a história de nosso país por meio das músicas que marcaram a mente da juventude nacional desde a década de 60. O projeto, que conta com a idealização da banda Mensageiros do Vento e a parceria da Fundação Cultural do Estado da Bahia, por meio da Casa da Música, e do Colégio Rotary, traz a comunidade de Itapuã nomes do rock baiano e itapuanzeiro.

Além do lançamento, o Rockstória do Brasil acontece nos dias 27 de maio, 10 e 17 de junho, a partir das 18h30, na Casa da Música de Itapuã. “A nossa perspectiva é convidar a população e estudantes dos colégios públicos de nosso bairro para conhecer um pouco sobre o nosso país por meio da sonoridade forte e expressiva da banda Mensageiros do Vento. Realmente, é um espetáculo para ver, ouvir e aprender!”, entusiasma a coordenadora da Cufa Itapuã, Analu Franca.

Lançamento

O lançamento do Rockstória contou com a participação dos Mensageiros do Vento, banda que idealizou o evento e que fica responsável por toda a narrativa histórica do rock por meio de seus cantores, músicas e fatos do período. Além da banda principal, o projeto incentiva o reconhecimento de nomes do rock baiano: banda Incrédula, do bairro de Itapuã, e banda Seqüelas de um Calibre, do Colégio Rotary, um dos parceiros do projeto.

O projeto

Musicalmente, o show é um verdadeiro passeio pelos maiores clássicos do rock brasileiro. Desde os tempos ingênuos de Celly Campello e da Jovem Guarda até a revolução estética do Tropicalismo. Das canções de protesto dos anos 70 à explosão de bandas na década de 80. E finalmente as novas tendências e fusões que começaram a surgir a partir da última década do século e acompanharam a virada do milênio.
A efetivação de um espetáculo histórico brasileiro, por meio da música, e esta ser o rock, vem da perspectiva que além de global, é da natureza do rock agrupar características locais através de uma fluidez. A partir dos conturbados anos 60, o rock implica uma cultura jovem que se tornou a matriz da revolução cultural no sentido mais amplo de uma revolução nos modos e costumes, nos meios de gozar o lazer e nas artes comerciais, que formavam cada vez mais a atmosfera respirada por homens e mulheres urbanos.

Programação

Nos dias 27 de maio, 10 e 17 de junho, outras turmas terão a oportunidade de fazer essa alucinante viagem ao nosso país por meio do som do rock. No dia 27 de maio, quarta-feira, às 18h30, aqui na Casa da Música, é a vez de Nancy Viégas, vocalista e fundadora da Crac!, banda que liderou por toda a década de 90 e com a qual foi finalista do festival Canta Nordeste em 1993 e recebeu o Prêmio Copene de Cultura e Arte em 1997. Acompanha Nancy, o guitarrista da Banda Lampirônicos, Robertinho Barreto.
E ainda tem Banda Cascadura no dia 10 de junho e Jorge Krunk no dia 17 de junho. Todas essas apresentações, além das bandas do cenário baiano, são uma oportunidade para jovens rockeiros de Itapuã mostrarem seus trabalhos.

Ação Social

Todas as apresentações constituem uma ação social de entretenimento e educação à população de Itapuã e de toda Salvador. Para tanto, a doação de livros e de alimentos é uma maneira do público em contribuir com as comunidades em que a Central Única das Favelas de Itapuã tem projetos articulados.
Fotografias
Mais fotos do projeto, podem ser visualizadas no orkut da Cufa Itapuã.
Texto: Danillo Bitencourt (jornalista DRT BA 2345)

Nenhum comentário:

Postar um comentário