sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Seminário marca atividades do Dia da Favela em Salvador (BA)



O Dia da Favela, festejado todo dia 4 de novembro, é uma demanda social da Central Única das Favelas em marcar com atividades, ações e músicas a data que institucionaliza a primeira menção da palavra favela nos documentos oficiais brasileiros. Desde 2006, quando da publicação da primeira Lei Municipal sobre o dia, no Rio de Janeiro, a Cufa vem realizando esta comemoração em todos os estados brasileiros que, conforme a entidade, já se tem Lei em pelo menos 20 deles.


Aqui, em Salvador, não poderia ser diferente. A base da Cufa na Bahia está realizando, neste dia, 4 de novembro, uma série de palestras que envolve o universo da favela baiana, refletindo suas condições atuais e pensando em novas políticas públicas para este espaço, cuja estimativa populacional é que aproximadamente um terço da população da capital seja morador das encostas ocupadas por favelas. Ainda, de acordo com dados do IBGE 2000, existem 99 favelas em Salvador.


O evento é uma realização da Cufa Salvador e conta com a parceria da Cufa Itapuã (BA), TV Pelô, Pão Pelô e Museu Casa do Benin.


Programação das Palestras

04 de novembro Auditório do Museu da Casa do Benin (Pelourinho) Horário: 14h às 17h


Tema 01: “Políticas para Juventude das Favelas”, Yulo Oiticica (deputado federal PT-BA)

Tema 02: “Jovens mulheres das favelas: encantos e desencantos”, Eliana Mara (prof. Dra. Letras UFBA)

Tema 03: “Território da Favela: paz ou guerra”, Sérgio Trad (Cientista Social, Ministério da Justiça/Pronasci)

Tema 04: “Batuques da favela”, Juliana Ribeiro (Sambista, historiadora, mestra FACOM UFBA)

Texto: Danillo Bitencourt (DRT BA 2345)

Nenhum comentário:

Postar um comentário