sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Cinema, capoeira e samba: dois anos de valorização da cultura baiana



A Central Única das Favelas (Cufa) de Itapuã, pelo seu dinâmico trabalho na cena cultural do bairro e dos entornos de Salvador, é a produtora do aniversário comemorativo do Projeto Cinema, Capoeira e Samba, uma parceria entre a Academia de Capoeira Angola do Mestre João Pequeno de Pastinha e o Grupo Botequim, banda que faz parte do Coletivo de Música da Cufa Itapuã.


A comemoração do 2º aniversário do Projeto acontece dia 27 de agosto, 20h, no Largo de Santo Antônio Além do Carmo. Na ocasião será homenageado o Mestre Valmir Limar, às vésperas de completar 80 anos de idade.


Para Leonardo França, produtor e coordenador de Cultura e Lazer da Cufa Itapuã, é uma honra a Cufa ser convidada a participar da organização desse grande acontecimento. “O Projeto é um brinde à cultura baiana e a todos os seus mestres nas áreas da música, da capoeira e do samba”



Sobre o Projeto


Cinema, capoeira e samba é uma iniciativa que acontece toda última sexta-feira de cada mês e tem a proposta de valorização da cultura brasileira, através da exibição de um filme nacional com a temática voltada para a cultura popular, seguido de debate com convidados. Vários clássicos do cinema brasileiro já foram exibidos, a exemplo de “Barravento” de Glauber Rocha, “O Pagador de Promessas” de Anselmo Duarte, “Jubiabá” de Nelson Pereira dos Santos”, entre outros.


Logo após a exibição dos filmes, o público se desloca para o bar do Giovane, que fica em frente ao Forte da Capoeira, onde acontece uma das mais famosas rodas de samba da cidade, comandada pelo Grupo Botequim e convidados, e quem tem atraído centenas de pessoas. Nessas rodas, além dos clássicos do nosso samba, são também executados os sambas autorais do Grupo Botequim.


Contatos: (71) 3286-7589

Texto: Danillo Bitencourt (DRT BA 2345)

Nenhum comentário:

Postar um comentário