segunda-feira, 26 de abril de 2010

Cufa Itapuã é tema de livro-reportagem


No último sábado, 24 de abril, a equipe da Cufa Itapuã concedeu entrevista à acadêmica de jornalismo Centro Universitário Jorge Amado, em Salvador (BA). Carolina está construindo com a turma de jornalismo da Faculdade um livro-reportagem sobre bairros da capital baiana e as presenças sociais nesses ambientes. O bairro de Itapuã, cercado de atores e de diversas ações de protagonismo social, é um dos espaços definidos pela turma. E, entre as boas experiências do bairro, a equipe optou por historicizar a presença da Cufa em Itapuã.

A entrevista pautou-se nas atividades realizadas pela Cufa no bairro, o apoio à comunidade nas oficinas de educação escolar, educação não-formal, esportes e cidadania. Para a Analu Franca, coordenadora da Cufa Itapuã, “nós trabalhamos na melhoria da qualidade de vida de todos que moram por aqui, respeitando as especificidades de cada um e reconhecendo as ações coletivas para a construção de um ambiente plural e cidadão”.

Para quem não conhece, livro-reportagem é o veículo de comunicação impressa não-periódico que apresenta reportagens em grau de amplitude superior ao costumeiro nos meios de comunicação periódicos. É a grande reportagem elevada à enésima potência. Ou seja, aborda um fato de interesse público e de potencial investigativo, e o aprofunda de tal maneira a produzir um amplo panorama que abarca o contexto, as causas e as possíveis consequências ligadas ao ocorrido.

Participaram da entrevista, a coordenadora da Cufa Itapuã, Analu Franca, o coordenador de comunicação e projetos, Danillo Bitencourt e o Coordenador de Cultura, Leonardo França. A entrevista ocorreu nas dependências da Casa da Música, espaço parceiro para inúmeras atividades da entidade.

Texto: Danillo Bitencourt (DRT-BA 2345)

2 comentários:

  1. Meus caros,
    Desculpa responder um pouco "atrasado", é porque só agora tive tempo para agradecer pela entrevista e observar com um olhar antropológico a história e atividades desenvolvidas pela CUFA.
    Danilo, gostaria de fazer uma observação quanto a construção do livro-reportagem; a turma A e B do curso de jornalismo da UNIJORGE está construindo esse livro sobre os bairros de Salvador, cada um com seu tema.O meu abordará sobre as pessoas que transformam Itapuã e entre esses heróis destacam-se vocês da Cufa.
    Fico muito feliz de saber que essa entidade faz parte da metamorfose que acontece nas vidas das crianças, jovens e adolescentes do bairro.
    Quero "entrar" nessa também!!!E poder fazer parte desse resgate cultural.
    Ah, assim que a reportagem estiver pronta eu mando para vocês.Lembrando que fazem parte da mesmo a Casa da música, Associação de Moradores de Nova Brasília(OACNOBI), Malê de Balê, dentre outros.

    ResponderExcluir