segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Nota de repúdio à invasão policial!

Na manhã desta segunda-feira (31), terminando agosto para começar setembro, fomos surpreendidos com uma invasão repentina de homens armados em nossa comunidade: Nova Brasília de Itapuã. A entrada foi cinematográfica: tiros ao vento sem nenhuma preocupação com o seu destino. Foi, nesse momento, que vimos nossas crianças saírem da rua, em seu momento de brincadeira matinal, para esconder dos que, sem bater, entraram em nossa comunidade. Vimos, também, balas atingirem pessoas inocentes que, no cotidiano da vida da favela, lutam pela melhoria de nosso bairro. Foram momentos de medo, de constrangimento e de horror.
Entendemos que o Estado tem todo o dever de garantir a segurança de nosso povo, mas reprimimos toda ação desordenada das polícias baianas. Precisamos entender que além de ser uma questão de polícia, segurança é defesa aos direitos humanos. Somos uma comunidade, temos filhos e filhas, crianças, jovens, que diariamente sentem a falta de coisas que muitos podem não entender, afinal vivemos sem condições de conter os imensos contingentes lançados à miséria todos os dias, mergulhados na penosa rotina de abandono e desrespeito.
Colocamo-nos, à disposição, para construir uma estratégia de segurança comunitária baseada na defesa dos direitos humanos e no convívio social. Queremos, sim, que nossa favela seja um espaço de cultura de paz e de prevenção a toda atividade que venha a interferir na boa conduta de nossos dias. Estamos ao lado de ações que promovam os nossos jovens e tirem eles dessa invisibilidade cotidiana, a qual os leva a situações de risco e de criminalidade tão nefastas no nosso país.
Atenciosamente,
Analu Franca / Danillo Bitencourt
Central Única das Favelas de Itapuã-Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário