segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

LAVADEIRAS DE ITAPUÃ HOMENAGEIAM PROTETORA DA LAGOA DO ABAETÉ


Quem visita Itapuã, sempre leva em mente a lembrança saudosa de sua lagoa. Antes conhecida como Lagoa de Itapuã, a Lagoa do Abaeté tornou-se um dos cantinhos mais belos de Salvador e atrai principalmente quem gosta de passeios ao ar livre. A areia branca e fina rodeia as águas escuras da lagoa, um contraste que só se tem idéia da beleza quando estamos perto. E toda essa beleza, natural e divina, está regida, conforme os preceitos das religiões afro-descendentes, pela deusa dos lagos, rios e cachoeiras: Oxum.

Como reverência a esse orixá, as lavadeiras do bairro realizará no sábado, 16 de janeiro de 2010, a partir das 9h, um dia de alegrias, de oferendas e de presentes a Oxum. A realização das oferendas é uma tradição centenária, presente em Itapuã desde a época da escravidão, em que essas mulheres na humilde profissão de lavar roupas conseguiam dinheiro para o sustento e também para a alforria de seus maridos e filhos. Toda a atividade era preenchida com os batuques do samba e as oferendas à Mãe Oxum.

Durante o evento, que contará com a participação de artistas e músicos nativos de Itapuã, serão homenageadas as mais antigas lavadeiras do bairro, Dona Pitú e Dona Bieca. E como, qualquer lavagem, a oferenda estará recheada de samba, tradição rítmica do nosso povo, com letras fortes e vivas de muitas histórias de quem já passou e deixou lembranças à beira da Lagoa.

Para Analu Franca, coordenadora da Cufa Itapuã, entidade que junto com os terreiros Abassá de Ogum e Ilê Axé Iba Gina promove a atividade, “essas damas das lavagens de roupas alvas, cheirosas e engomadas são nossas representações de amor e vitória, líderes na idéia de libertação econômica do sistema feudal, de forma simples, mas poderosa, honrosa, e sempre presentes em atos sociais e culturais importantes a cada época”.
Além de Analu, nativos e enteados de Itapuã como Damiana, Mucinha, Jaciara, Zé de Bessém, Valtinho, Val Paredão e muitos outros fazem parte desta história de preservação de um dos acervos da cultura brasileira.


Programação

Terreiro Ilê Axé Iba Gina

9h: Saída do Cortejo

Casa das Lavandeiras (Pq. Metropolitano do Abaeté)

11h: Samba das lavadeiras

11h30: Arrumação das oferendas

14h: Damiana do Pandeiro

14h30: Ganhadeiras de Itapuã, Seu Régis, Dona Cabocla e Amadeu Alves

15h30: Grupo Botequim

Margem da Lagoa do Abaeté (pé da árvore de Angelim)

17h: Entrega do presente à Mãe Oxúm

Texto: Danillo Bitencourt (DRT BA 2345)

Nenhum comentário:

Postar um comentário