quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

CUFA participa do Lançamento da Conferência Nacional de Esporte


No dia 21 de janeiro de 2010, a Central Única das Favelas participou do Lançamento da III Conferência Nacional do Esporte no Palácio do Itamaraty, em Brasília. O lançamento contou com a presença do Ministro do Esporte, Orlando Silva, prefeitos de vários municípios, presidentes de confederações esportivas, atletas e ex-atletas e organizações da sociedade civil.

Para legitimar a participação das organizações da sociedade civil, estava presente a Rapper e Presidente da Liga Internacional de Basquete de Rua, Nega Gizza, que representou a sociedade ao receber o kit da conferência das mãos do Ministro. Em seu discurso, Nega Gizza salientou a importância do esporte como resgate social e citou a Liga Internacional de Basquete de Rua (LIIBRA) como exemplo.

Para representar os atletas, estavam presentes na mesa Maurren Magi, medalhista olímpica e Clodoaldo Silva, maior medalhista para-olímpico, ambos falaram sobre a importância do governo Lula para o avanço do esporte em seus diferentes níveis e completaram afirmando que a conferência é uma das maiores conquistas para o avanço do esporte.

Todos os componentes da mesa foram unânimes em afirmar que após sediar e organizar a Copa e as Olimpíadas o Brasil enfim entra no circuito das grandes potencias esportivas e com a conferência, estes eventos tornam-se democráticos por conter a participação de toda a sociedade.

A Conferência nacional será realizada entre os dias 3 e 6 de junho de 2010, em Brasília com o tema “Por um time chamado Brasil - Plano Decenal do Esporte e Lazer 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais”. O objetivo da mesma é elaborar políticas públicas, definir rumos e metas de esporte e lazer, elevar a cultura esportiva da juventude, fazer o controle social das atividades que já estão sendo realizadas e o principal: planejar a estruturação do setor esportivo nos próximos 10 anos.

Texto: Cláudia Maciel (Cufa DF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário